Time Manager

Psicologia do Esporte

O nível técnico de atletas e equipes de alto rendimento está cada vez mais equilibrado, sendo dada ênfase especial à preparação emocional, tida como o grande diferencial do esporte moderno.

Na Winner, a Psicologia do Esporte vai estudar e atuar em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão, violência, desempenho, liderança, trabalho em equipe, controle mental, dinâmica de grupo, domínio de situações adversas, bem-estar, inteligência emocional, pensamentos, criatividade e sentimentos de atletas e equipes, caracterizando-se como um setor onde o enfoque social, educacional e clínico se complementarão.

Que a Psicologia enquanto ciência e profissão tenha ampliado seus horizontes, dividindo espaço em territórios exclusivos de outros profissionais ao longo dessas últimas décadas, não é mais uma novidade. No caso do esporte essa dinâmica se repete, uma vez que a Psicologia do Esporte vem compor um campo denominado de Ciências do Esporte, composto por disciplinas como antropologia, filosofia e sociologia do esporte, no que se refere à área sócio-cultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte, demonstrando uma tendência, e uma necessidade, à interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade de conhecimentos se faz necessária na medida em que se atua com indivíduos e, ou grupos que têm sua dinâmica limitada pelo contexto vivido, ou seja, as relações fora do ambiente profissional, os treinamentos, as competições e a interação com um meio restritivo, com períodos de isolamento, concentração e alojamentos conjuntos.

Nessa estrutura o psicólogo atua analisando e transformando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento do atleta e, ou do grupo esportivo.

A Winner considera que uma equipe esportiva é mais que a soma de valores individuais e o time com a melhor performance não é composto, necessariamente, pelos melhores jogadores destacados em suas funções, pois não é apenas de qualidades individuais que se necessita para formar uma equipe com probabilidade de êxito. O mais importante é a capacidade de coordenação de cada um dos valores que entram em jogo - relações humanas, aspectos técnicos e táticos e determinantes biológicos - uma vez que o resultado somente se dará com a soma desses valores.

Solicite uma visita e veja como a psicologia pode determinar o sucesso de uma conquista.


topo

 

 
© 2009 Copyright WinnerEsportes.com.br.
Todos os direitos reservados.